terça-feira, 1 de março de 2011

Estudo devocional do Salmo 46

São Paulo     19/02/2011

Estudo devocional do Salmo 46

Por: Marcos Andrade[1]



Deus é! Deus está! Deus faz.

INTRODUÇÃO
            A maioria dos leitores das Escrituras conhece o Salmo 46. Quem nunca leu este Salmo? Convido você querido leitor a mergulhar neste Salmo comigo, e ver a profundidade que encontramos nele. Um dos segredos de uma boa exegese de um texto é conhecer o sentido histórico em que o texto foi escrito. Quando sabemos o que se passava quando o texto foi escrito falamos com muito mais propriedade e segurança, trazendo luz e entendimento aos ouvintes.
            Há um consenso entre os estudiosos que este Salmo serviu de inspiração para o hino “Castelo forte é nosso Deus” composto por Martinho Lutero. Há uma possibilidade muito grande que o contexto histórico em que este Salmo foi criado, seja a ocasião em que Deus livrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias. (2Rs-18 e 19), (2Cr-32) e (Is-36 e 37) será bastante proveitoso ler estes textos para uma melhor compreensão deste Salmo.
            O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este Salmo, mas também os Salmos 47 e 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.

            1- Deus é nossa fortaleza: (v.1-3)
            Fortaleza é um substantivo feminino que quer dizer solidez, segurança. Refúgio, no v.1, significa “um abrigo, uma rocha de refúgio”, enquanto essa palavra nos vs.7 e 11 quer dizer “um baluarte, uma torre alta, uma fortaleza”. É isso que Deus estava dizendo para o povo: “quando o inimigo vier, eu serei o vosso abrigo, serei uma rocha”, é como se o povo estivesse escondido dentro da rocha, num lugar inatingível, os dois termos declaram que Deus é um refúgio confiável para o seu povo. Quando tudo ao seu redor parece estar desmoronando tenha a certeza que sua vida está guardada em Deus e nele você achará refúgio, (Sl-61:3), (Sl-62:7-8), (Sl-142:5). Mas ele não nos protege a fim de nos mimar. Antes abriga-nos a fim de nos fortalecer para que voltemos à vida com suas responsabilidades e perigos.
            A palavra tribulações refere-se a pessoas em lugares apertados, encurralados num canto e incapazes de sair dessa situação. Veja a estratégia maligna dos exércitos assírios, eles queriam encurralar o povo de Deus, deixá-los sem recursos e sem saída, talvez você se encontre nessa mesma situação, em que o inimigo quer te encurralar, lhe deixar a mercê de seus ataques. Mas a palavra de Deus para estas situações é “não tema”. Quando os oficiais assírios ameaçaram Jerusalém, Isaías disse ao rei, não temas por causa das palavras que ouviste (2Cr-19:6). Esta é a palavra de Deus para você, talvez você não veja o livramento, tudo parece perdido, o inimigo se agiganta, mas ouça a palavra de Deus, “Não temas”, a terra pode mudar, as montanhas podem ser arremessadas violentamente no mar, podem vir terremotos e maremotos, mas todas as coisas estão sob o controle do nosso Deus. Ele é nossa fortaleza e nosso refúgio em meio às incertezas da vida.

            2- Deus está no meio: (v.4-7)
            A cena seguinte mostra Jerusalém, onde o povo encontrava-se sitiado pelo exército assírio. A água era um bem precioso na Palestina, especialmente em Jerusalém que era uma das poucas cidades da antiguidade não construída a beira de um rio. Ezequias havia usado de sabedoria e construído um sistema subterrâneo de abastecimento de água que ligava os mananciais de Giom no vale de Cedrom, ao tanque de Siloé dentro da cidade, de modo que havia água disponível (2rs-20:20), (2Cr-32-30). Que fantástico Ezequias estava querendo dizer “ainda que ele – o inimigo – corte nosso suprimento de água” e aí poderia ser caracterizada a derrota do povo de Jerusalém, Ezequias diz: “há um rio, cujas correntes, alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo”. O poeta sabia que Deus era o seu rio, aquele que supre a água da vida (Sl-36:80), (Sl-65:9), (Sl-87:7), (Jo-7:37-39). No tempo do rei Acaz, Isaías comparou uma invasão dos assírios com um rio transbordante, mas lembrou o povo que seu Deus era como um rio tranqüilo (Siloé) que lhes traria a paz (Is-8:1-10). O v.5 diz “Deus está no meio dela”, ainda que eles estivessem encurralados, sem saída, o Deus eterno está no meio dela. Sem dúvida Jerusalém é uma cidade santa, separada por Deus e que abrigava seu santuário, mas isso não era garantia alguma da vitória (Jr-7:1-8). A fim de que o Senhor os ouvisse e salvasse, o rei e o povo precisavam voltar para o Senhor com atitude de contrição e fé, e foi o que fizeram. Deus socorreu Jerusalém quando o dia amanheceu (v.5b), Deus a ajudará ao romper da manhã. Pois o anjo do Senhor matou 185 mil soldados assírios e mandou Senaqueribe de volta pra casa (Is-37:36).
            3- Deus faz cessar a guerra: (v.8-11)
            A terceira cena mostra os campos ao redor de Jerusalém, em que os soldados assírios estão mortos, suas armas e equipamentos espalhados e quebrados. Não havia ocorrido batalha alguma, mas o anjo do Senhor deixou alguns vestígios, a fim de estimular a fé do povo:
            a) “Ide ver os atos do Senhor, as devastações que fez na terra. Ele acaba com os combates até os confins da terra, ele rompe o arco, quebra a lança, incendeia os carros”. (v.8-9). O Senhor derrotou e desarmou seus inimigos e destruiu suas armas, de modo que não podiam mais atacar.
            b) “Aquietai-vos” quer dizer, literalmente: “não mexam em nada, descansem”. Nós temos o costume de mexer em tudo e dirigir nossa vida a nossa maneira, mas Deus é Deus, enquanto nós não passamos de servos do Senhor. Pelo fato de Ezequias e de seus líderes terem permitido que Deus fosse Deus, ele os livrou de seus inimigos. E foi assim que o rei Ezequias orou “Agora, pois, ó Senhor, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor Deus” (2Rs-19:19).
            O Senhor chama a si mesmo de “Deus de Jacó”, e lembremo-nos como Jacó meteu-se em apuros em várias ocasiões por tentar intervir nas circunstâncias e fazer o papel de Deus. Há um momento certo para obedecer a Deus e agir, mas até que chegue essa hora, devemos o deixar trabalhar livremente, há seu tempo e a seu modo. Em outras palavras, deixe Deus ser Deus em sua vida.
            Nele, que é que está, e que faz tudo para glória dele.        

[1] O autor é bacharel em teologia pelo (ICEC) Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos, além de especialista em escatologia e angelologia pelo Ide Missões.

32 comentários:

  1. A paz amado. Fiquei na dúvida do autor desse texto. È você ou Pr Marcello de Oliveira do site http://www.davarelohim.com.br/salmos-46-deus-e-deus-esta-deus-faz/ . Fique na paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena o responsável pelo blog não responder a essa pergunta... Acabei de ler esse texto no blog do pastor Marcello...

      Excluir
  2. Texto muito bom, vou usar como base para um sermão que vou ministrar.
    Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm amei muito ! Vou usar tbm como base para daaar uma saudação. Muito forte !!! Que Deuus abençõeee .

      Excluir
    2. Amen.tambem vou usar para breve mensagem, no grupo de jovens adultos.

      Excluir
    3. amei vou usa-lo para pregar a salvação o povo recebeu vitória porque se voltaram para Deus ...logo ele só é refugio para o verdadeiro servo

      Excluir
  3. Gostei do texto, também vou usá-lo como base de uma pregação que vou ministrar, no 1º Templo Missionário Universo de Deus em São Gonçalo/RJ.Que Deus lhe abençoe RICA E ABUNDANTEMENTE.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Pronto pra quando for o momento usá-lo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. realmente, é riquissímo em detalhes theológico. parabens

    ResponderExcluir
  6. A paz do senhor jesus, aprendi muito com este breve estudo do salmo 46, se possível e DEUS permitir vou usá-lo como base para uma saudação.

    ResponderExcluir
  7. Na realidade queridos, O salmo 46 fora escrito pelos filho de Coré e não pelo Rei Ezequias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cabeçalho que se encontra na sua Bíblia foi colocado quando dividiram os textos e não faziam parte dos manuscritos originais.

      Excluir
    2. Até onde sei, esse salmo foi escrito pelo povo de coré mesmo e não por Ezequias

      Excluir
  8. Gostaria de receber estudos do Pr.
    DEus o abençoe!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do estudo biblico Pastor. Mais vale salientar que a autoria do salmo 46 foi os filhos de coré e não o rei Ezequias.

    Alguns apontam como contexto histórico desse Salmo a vitória de Josafá sobre Moabee Amom (2Cr 20.1-30)
    12
    ou a destruição do exército assírio nos tempos de Ezequias (Is 37.36-38). Porém, nenhum desses dois contextos históricos parece se harmonizar bem com este Salmo, Na verdade, o contexto histórico do Salmo 46 não pode ser determinado com precisão, o que deve ter sido proposital, a fim de que ele falasse mais diretamente às mais diversas situações no decorrer da história do povo deDeus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na maioria das interpretações o texto surgiu nessa fase da história do reinado de ezequias!

      Excluir
  10. Pastor, gostaria de esclarecer uma dúvida: este Salmo 46 tem alguma conotação escatológica? Quando fala "ainda que a terra se mude; ainda que os montes se transportem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e se perturbem; ainda que os montes se abalem pela sua braveza (braveza das águas)", nos dá uma ideia de alterações no planeta, como tsunamis, terremotos, crise da água... o que o senhor acha?

    ResponderExcluir
  11. Ao analisarmos o salmo 46 da vista escatológica veremos que ele se encaixa perfeitamente na batalha do Armagedom no momento das 7 taças da ira de Deus (Apocalipse 16:16-20), quando haverá um terremoto tal qual nunca houve sobre a face da terra o próprio Isaías viu a terra este estado quando escreveu dizendo que a terra cambaleará de um lado para o outro como um bêbado, balança como uma cabana ao vento (Isaías 24:20), mais os que confiam no Senhor serão como os montes de Sião que não se abala; Deus guardará os Israelitas deste tão grande evento Deus está no meio dela não se abalará, Deus a ajudará ao romper da manhã. O próprio Cristo irá lutar para defender seu povo Ele faz cessar as guerras até o fim da terra, quebra o arco e corta a lança, queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus! Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito desse estudo, Deus te Abençoe... Paz

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito desse estudo, Deus te Abençoe... Paz

    ResponderExcluir
  14. Meu querido pastor não foi Ezequias o autor desse texto, e sim os filhos de Corá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filhos de Coré transcreveram o texto.....talvez uma oração, ou musica que foi realmente de autoria do Rei Ezequias no templo.

      Excluir
    2. ola a todos essa mensagem vc consegue ver ela na vigília do bom samaritano pregada pelo Pr.Paulo locateli em dezembro 2014,vigília esta de fim de ano este pastor é bêncâo missionário

      Excluir
  15. Muito bom Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom, as vezes fazemos um comentário sem nenhum conhecimento, é muito bom quanto alguém nos ajuda a conhecer o nosso Deus através da sua palavra, que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  17. Pastor, quero receber os seus estudos. isabelfurtadosilva@hotmail.Com

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  18. Pastor, quero receber os seus estudos. isabelfurtadosilva@hotmail.Com

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  19. Pastor, quero receber os seus estudos. isabelfurtadosilva@hotmail.Com

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  20. Muito bom , tive revelaçoes tremendas nesse texto .

    ResponderExcluir
  21. Muito bom! Acabei de ler essa dissertação nesse dia pra mim que lembrei desse salmo pois estiu muito triste, cheia de problemas e não vejo saída. Mas lembrei desse salmo e li essa pregação sobre ele. Muito obrigada. Distraiu meu coração e fortaleceu a minha fé

    ResponderExcluir