sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quem foi Maria Madalena: prostituta, adúltera, irmã de Lázaro, ou mulher de Jesus?




Quem foi Maria Madalena: prostituta, adúltera, irmã de Lázaro, ou mulher de Jesus? 
(Lc-7:37-39) (Jo-8:3-4) (Mc-14:3) (Jo-8:1-17)



          Dos milhares de nomes apresentados na bíblia pouco mais de 170 são atribuídos às mulheres. E entre esses, temos o nome de Maria, que tem sido objeto  de estudo no campo religioso e filológico por conta de ser o nome da mãe do Salvador. Porém, deixando de lado a questão de ordem antroponímica, quero focar minha atenção, mais precisamente, no aspecto religioso em torno desse nome, a fim de, na medida do possível, solucionar algumas dúvidas que pairam na mente de muitos leitores da Bíblia com respeito, mais especificamente, a Maria Madalena.

       
 ETIMOLOGIA
     
          Maria: Forma grecizada do hebraico ( מיריא  Miryan, Miriã). Que significa "elevada, exaltada". Segundo alguns estudiosos significa, "rebelião" (A etimologia desse nome é bastante controvertida).


AS MARIAS DA BÍBLIA

           Quantas Marias são Apresentadas na bíblia? Maria madalena é mesma Maria irmã de lázaro? nas suas diferentes formas a Bíblia registra 8 mulheres que receberam o nome de Maria:
1ª) Miriã, irmã de Moisés e Arão. (Nm-26:59)
2ª) Miriã, descendente de Judá.  (1Cr-4:17)
3ª) Maria, mãe de Jesus. (Mt-1:18)
4ª) Maria, madalena, uma mulher de magdala*. (Lc-8:2)
5ª) Maria, de Betânia, irmã de Lázaro e Marta. (Jo-11:2)
6ª) Maria, de Clopas, a máe de Tiago, o menor e tia de Jesus. (Jo19:25)
7ª) Maria, mãe de João Marcos. (At-12:12)
8ª) Maria, cristã romana que Paulo saudara em romanos. (Rm-16:6)


MARIA MADALENA (ORIGEM)

             O nome Madalena é um adjetivo gentilíco, ou nome pátrio. Ele indica seu lugar de origem, para distingui-la das demais. Segundo a tradição local ele era uma  habitante de Magdala, dizia-se que esta cidade localizava-se sobre a costa sul-ocidental do mar da galiléia, daí o sobre-nome magdala ou madalena.
                  Nos escritos de Flávio Josefo, do século I, não existe nenhuma cidade chamada Magdala. Como sabemos ele estava a serviço de Roma e forneceu aos romanos informações detalhadas sobre a geografia e recursos disponiveis a Roma naquelas terras. A cidade que geralmente é apresentada por cidade natal de Madalena é "Migdal Nunnayah" Torre de peixes.
                  Alguns teóricos dizem que diz respeito a sua cidade de origem, porem outros, dizem que é muito provável que esta cidade não existia no tempo de Madalena, pelo menos com este nome e sim foi criada posteriormente, após a guerra dos judeus, ou recebeu o nome torre de peixes após este evento.
             " A cidade hoje chamada Magdala, era chamada anteriormente, na época de Madalena, de Tariqueia nos tempos bíblicos. Flávio Josefo, um historiador judeu, contemporâneo a Jesus, uma das maiores referências na historia judaica da época de Jesus, no primeiro rascunho, do seu livro " guerra dos judeus" em aramaico, chama a cidade de Tariquéia , e qualquer outro documento anterior a 70dc, também a chama de Tariquéia não Magdala. Tariquéia foi destruida em 67dc, e a cidade que foi reconstruida no antigo sítio no litoral do mar da galileia passou a chamar-se "Magdala Nunnayah" (expressão aramaica q significa torre de peixes). Nesta época, Maria Madalena já estava morta.
                 Magdala viria da palavra hebraica Migdal, que significa "Torre". Sendo assim a expressão mais correta para Maria a Magdala, seria "Maria a Torre".
                 
                  O que implicaria chama-la de Torre?









                  A esposa do rei Davi também foi chamada de Torre. Mical, princesa da tribo de Benjamim, filha do primeiro rei hebreu Saul, e também esposa de Davi, foi chamada de "torre de vigia", ou  "praça forte", filha de Sion. Maria, princesa da tribo de Benjamim, da casa de Betânia, prometida ao herdeiro de Davi, também teria sido chamada de "Torre/Migdal", a Magdala."Magdal-eder" significa literalmente a "torre do rebanho," no sentido de um lugar elevado usado por um Pastor como um ponto de vantagem."Chamar Maria de Torre, seria o equivalente hebreu de chamar "Maria de grande".












MARIA MADALENA ERA UMA PROSTITUA?

                    A primeira citação de Maria Madalena como uma prostituta aconteceu em um sermão do papa Gregório, o grande, no ano 591 d.C. Provavelmente essa idéia é o resultado da confusão entre Lucas 7 e 8. Pois em (LC-7) temos a presença de uma pecadora na casa de Simão, o leproso, quando do jantar que ele ofereceu a Jesus. E logo a seguir, no capítulo 8, Lucas registra o nome de Maria madalena, o que explica o motivo da confusão e o equívoco de alguns que chegam a pensar que aquela pecadora era Maria Madalena. Mas vale lembrar que não temos nenhuma base bíblica ou mesmo histórica para defender ou provar essa idéia. E por outro lado, aquela pecadora é simplesmente uma anônima e, portanto, nada tem a ver com Maria Madalena.



MARIA MADALENA ERA UMA MULHER ADÚLTERA?

                    outro equívoco cometido por muitos cristãos, diz respeito a associação que ele fazem entre Maria Madalena e a mulher adúltera de João 8. Talvez, esse equívoco deve-se ao fato dela, no passado, haver sido possuída por sete demônios, os quais foram expelidos por Jesus (Lc-8:2). Ora, a mulher adúltera foi assim denominada porque desonrou os votos do matrimônio; o que comprova, naturalmente, que ela tinha marido. Mas quanto a Maria Madalena, não há nenhuma passagem bíblica que, explícita ou implicitamente, possa comprovar que ela fosse casada. Portanto, fica dessa forma descartada a hipótese dela ser a mulher adúltera descrita por João, o evangelista.




MARIA MADALENA ERA A IRMÃ DE LÁZARO?
                         
             Pelo fato da Bíblia estar cheia de homônimos, ou seja, de pessoas que, apesar de diferentes,possuem um mesmo nome, é muito natural que as vezes, por um pequeno descuido possamos fazer confusão entre os personagens bíblicos. Maria, como já vimos, há no novo testamento, seis mulheres com esse nome. Entre as quais, Maria de Betânia, a irmã de Lázaro e Maria Madalena, duas personagens totalmente distintas. Vejamos algumas diferenças entre ambas:
A) Maria Madalena: era de Magdala, na região da galiléia; 
B) Maria, irmã de Lázaro, era de uma aldeia em Betânia, na região da Judéia;
C) Maria Madalena não é apresentada como tendo irmãos;
D) Maria de Betânia tinha dois irmãos: Marta e Lázaro. E para finalizar, diferente de Maria de Betânia, Maria Madalena ajudou a sustentar o ministério de Jesus, esteve ao pé da cruz no dia da crucificação do Mestre, esteve no sepulcro de Jesus no dia do sepultamento e no da ressurreição, e foi a primeira a ver Jesus ressuscitado e a tocar nele, e anunciar a sua ressurreição aos discípulos.


MARIA MADALENA ERA MULHER DE JESUS?
                           
                         Dan Brown, em seu romance, "O Código da Vinci" procura sustentar um suposto casamento  entre Jesus e Maria Madalena. Segundo ele, a igreja católica, através da Opus Dei, uma sociedade secreta da igreja, procura encobrir essa "verdade" , que poderá comprometer a história do Cristianismo, levando, inevitavelmente, os Cristãos a reavaliar seus conceitos e fazer uma releitura dos princípios da fé Cristã. Diante dessa afirmação deve-se perguntar: Maria Madalena, realmente, foi a mulher de Jesus? Que provas efetivamente o romancista apresenta para fazer tal afirmação? O que a bíblia diz a esse respeito?
                        Em primeiro lugar quero afirmar, baseado na bíblia, que Maria Madalena jamais foi mulher de Jesus, pela seguintes razões:
1) Não há nenhum documento, historicamente confiável, que possa provar isso;
2) Não há na bíblia nenhuma só passagem que afirme que Jesus fosse casado com Maria Madalena
3) Se Jesus fosse casado não haveria nenhum problema ou motivo para que os discípulos ou os evangelistas omitissem esse fato. Não obstante, nenhum deles faz alusão a esse suposto casamento;
4) As mulheres tinham seus nomes geralmente ligados ao de um homem, marido ou parente. Maria Madalena é exceção à regra. Se ela fosse casada com Jesus, seu nome deveria vir ligado ao dele pelo menos uma vez, o que de fato não acontece. Pois ela, conforme os relatos dos evangelistas, é conhecida, apenas, pelo seu lugar de origem , a saber, Magdala. Daí chamar-se Maria Madalena, ou seja, de Magdala.
5) Os estudiosos concordam que Jesus era solteiro. Logo, Maria Madalena não poderia ser casada com ele.
6) As provas documentais, apresentada por Dan Brown, Baseiam-se apenas nos evangelhos apócrifos de Filipe e de Maria. Mas vale salientar que essas obras não são reconhecidas pela comunidade judaica e nem mesmo pela igreja como sendo de autoridade canônica, pois são apenas fruto do conceito filosófico-religioso dos gnósticos. (recomendo leitura dos apócrifos para busca de conhecimento histórico)
7) Paulo, em defesa dos seus direitos como apóstolo, na sua primeira carta aos coríntios,  não faz alusão a esse pretenso casamento. Ele menciona Cefas, os irmãos do Senhor, mas não cita o nome de Jesus, nem por inferência. Isso não é estranho? Ora, se Jesus fosse realmente casado com Maria Madalena, Paulo jamais  deixaria de citar o seu nome. Paulo, como sabemos quando queria convencer o seu auditório valia-se de todos os recursos possíveis (1Co-15:29). Portanto, com base nessas premissas, podemos concluir que Maria Madalena nunca foi casada com Jesus.




QUEM FOI MARIA MADALENA?

                          Maria Madalena, segundo o relato bíblico apresentado pelos evangelistas:
1) Era uma discípula devota de Jesus, o qual a libertou de sete demônios. E, provavelmente, por conta dessa libertação, passou a segui-lo; (Mc-16:9) (Lc-8:1-2).
2) Servia-o com os seus bens; (Lc-8:1-3)
3) Esteve ao pé da cruz; (Mt-27:56) ((Mc-15:40) (Jo-19:25)
4) Esteve assentada junto ao sepulcro quando o corpo de Jesus foi sepultado; (Mt-27:61)
5) Foi na manhã do primeiro dia ungir o corpo de Jesus; (Jo-20:1)
6) Foi a primeira a ver Cristo ressurreto;  (Mc-16:9) (Jo-20:11-17)
7) Seu nome aparece doze vezes como Maria Madalena(Mt-27:56, 61/ 28:1) (Mc-15:40,47/ 16:1, 9) (Lc-8:2/ 24:10) (Jo-19:25/ 20:1, 18) e uma vez como Maria (Jo-20:11).


                    Isso é tudo por enquanto, espero que gostem e que traga luz ao seu entendimento, deixe seu comentário. A paz de Cristo. 
                       
                  Marcos Andrade.    

20 comentários:

  1. voce tem razão não ha base historica para dizer que Maria Madalena e Maria, irmã de Lazaro são a mesma pessoa, também penso que são pesssoas diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Erika, tudo bem? valeu pelo comentário, é isso não temos base para afirmar por isso muitas interpretações equívocas por confundirem essa duas pessoas. Tchau abraços, passe sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post cara... Fiz um blog e tá no começo ainda... ele é mais filosófico/histórico/científico do que bíblico, mas muitas vezes misturo a ideia de "deus" (substantivo comum) com Jeová (por estarmos no ocidente) ... vou começar a ler esse blog , gostei muito, quiser dá uma passada no meu tá aí

    www.pensologonaumsei.blogspot.com

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Valeu Joe, que bom que você gostou do blog, olha o seu é bastante original, gostei da ideia, estarei sempre passando por lá para aprender um pouco mais e para refletir sobre suas ideias. Abraços.......

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei o seu post. Muitas coisas faladas acredito serem reais.
    Mas em João 11:2 fala que Maria que ungiu o Senhor com o oleo perfumado era sim irma de Lázaro. Seria esta entao Maria Madalena, nao?
    Não confio mto na Bíblia por ela ter sido feita por homens e editada em beneficio próprio pelo imperador romano Constantino que era pagao. Mas voce disse que o fato de Maria M. ser irma de Lazaro nao consta exatamente na Bíblia, só estou comentando um fato nao totalmente certo, ok?
    Mas mesmo assim Parabéns pelo post!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela foi escrista por homens, mas foi inspirada por Deus.

      Excluir
  6. parabens pela explicação

    ResponderExcluir
  7. 12/09/2012 Explicação maravilhosa! Lamento esses céticos dizerem que Jesus era casado. Não resta dúvida que suas intenções são apenas contradizerem a Palavra. Fiquem sabendo, Jesus é a Verdade que liberta das mentiras religiosas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcos! Estou justamente pesquisando sobre a mulher que ungiu a Jesus pelo historico de Maria Madalena, não bate ser ela a maria mencinada. Quanto a Maria irmã de Lazaro e Marta,paira tambem algo a questionar,Jesus conhecia muito bem os irmãos, Simão o dono da casa tambem conhecia,e no seu pensamento achou que Jesus não conhecia a vida daquela mulher, portanto concordo com voce quando diz que ela é uma Maria anônima,que entrou em sena para dar significado ao sepultamento de Jesus.Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo, segundo uma estudo, que assisti a mulher que unge o Senhor foi chamada de pecadora, devido a tradição cultural da época, pois as mulheres eram consideradas seres inferiores e além disso como você sabe o dono da casa era fariseu e, portanto impregnado de soberba e superioridade. Quanto a mulher de Lucas que lava com lágrimas e seca com os cabelos unge o Senhor a resposta está no evangelho de João(Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
      E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
      João 11:1-2). E realmente ela era pecadora, assim como todos nós, mas isso não significa que ela era prostituta.

      Espero ter ajudado, fique na paz de Cristo Jesus.

      Luís


      Excluir
  9. gostei do seu estudo que DEUS abençoe

    ResponderExcluir
  10. Gostei valeu! Mas quem era a irmã de Maria mãe de Jesus? Os católicos afirmam que a mãe de Jesus não teve mais filhos só ELE,isso é verdade? o que mim diz?

    ResponderExcluir
  11. Amigo anônimo, quanto aos outros filhos de Maria e irmãos de Jesus a resposta está neste link http://solascriptura-tt.org/Cristologia/IrmaosDeJesusDeAcordoComCarne-AECosta.htm , você verá que os católicos mentem e muito mal, pois a resposta está na Bíblia.
    Quanto a irmã de Maria a mãe de Jesus Cristo até onde sei na Bíblia não tem nenhum relato sobre isso, talvez em algum relato de historiadores da época como Josefo por exemplo.

    ResponderExcluir
  12. Querido! gostei da explicação, mas ainda tenho uma duvida, quem sabe voce pode me ajudar, em João cp.11:2 em diante diz que Maria irmã de Lazaro foi a mesma que ungiu seus pés em outras versões(cabeça)com unguento e secou com seus cabelos...ja em Lucas 14 faz a mesma menção do ato de amor de Maria: a minha pergunta é: Maria fez esse ato de amor para com Jesus antes ou depois da morte de Lazaro?

    ResponderExcluir
  13. Deixo aqui que este historico e muito importate pois muita gente faz comentarios sob maria madalena,e o que o diabo que e destorce a historia mas Deus e fiel e nao deixa o seu povo enganado,ja tinha feito um estudo sobre maria madalena e foi exatamente o que eu apreendi,graça e paz.

    ResponderExcluir
  14. Somente a mãe ou a esposa podiam ungir o corpo do Mestre,e foi Maria Madalena quem se dispôs a fazê-lo, portanto Maria Madalena era a esposa.

    ResponderExcluir
  15. Irmão Marcos, sou o Pastor Paulo e é bom saber que temos um belo estudioso das escritura e olha que maravilha vou pregar agora e tenho convicção de que vc me ajudou muito, mesmo valeu irmão e fica na paz...

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Irmão Marcos continue assim esclarecendo a mente do povo de Deus que necessita da sabedoria Divina, e para jogar por terra esses hipócritas que deturbam as mensagens de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Obrigado! Pe. Wellington Paróquia São Jorge e Santo Expedito Brasília - DF

    ResponderExcluir
  17. falou falou e não disse nada

    ResponderExcluir
  18. Anônimo idiota Jesus veio ao mundo para salvar a humanidade onde um burro anônimo estar no meio deixe de ser burro e procure entender as coisas. Falou e não disse nada foi tu broco

    ResponderExcluir