sábado, 10 de setembro de 2011

IDOLATRIA E CULTO AOS DEMÔNIOS


INTRODUÇÃO

            Corinto era uma importante cidade da Grécia, e a capital da província romana Acaia. Sua posição geográfica privilegiada favorecia o comércio, a cultura, os esportes e as religiões pagãs. Em Corinto havia muitos templos dedicados aos deuses greco-romanos. Dentre eles, destacava­-se o de Afrodite, localizado no topo do Acrocorinto, tendo mais de mil sacerdotisas que se dedi­cavam à prostituição religiosa. As festas dedicadas a esses de­mônios eram repletas de música, orgia, comida, bebida e excessos de todos os tipos. Nas oferendas de animais, uma parte era quei­mada no altar do ídolo, a outra era doada ao sacerdote, e a última era entregue ao ofertante, que quase sempre a vendia no mercado.
            Capítulos 8, 9, 10 e 11:01 são comuns e constituem um único contexto. Para uma melhor compreensão das questões que Paulo tem nessa seção de sua carta aos Coríntios, devemos esquecer as divisões dos capítulos que foram adicionados séculos depois de sua composição. Estas divisões são mecânica e arbitrária, e não representam diferentes temas do argumento de Paulo. No capítulo 8, Paulo introduz o tópico de comer carne oferecida aos ídolos e toca o caso do irmão mais fraco, e que o forte deve desistir de seus direitos como comer quando apresentou o caso de que isso ofenderia o irmão mais fraco.
            Nota introdutória no início do capítulo 9. Capítulo 9 termina, falando sobre o perigo de abusar da liberdade e da direita, em vez de exercer autocontrole, em alguns casos, pôr em perigo a segurança espiritual do irmão mais fraco. Se não houver cuidado, o mais confiante em sua salvação pode ser eliminada. (Aparentemente, alguns em Corinto, com a certeza de que eles poderiam comer carne oferecida aos ídolos não estavam preocupados com a possibilidade de perder suas almas.
            Agora em 10, para ilustrar o ponto, Paulo apresenta o caso dos israelitas no deserto. Eles eram o povo escolhido de Deus, e encorajou-o, e pensaram que estavam diante de Deus, mas morreu! (Paulo - "Se eles morreram, isso provavelmente pode acontecer comigo também", 9:27). Então fala como fugi da idolatria. Finalmente, a começar o v. 25 Paulo volta a falar em particular a comer carne oferecida aos ídolos, a questão particular, que começou no Capítulo 8.
            Antes de decorrermos pelo texto propriamente dito, temos que analisar alguns pontos chaves para uma melhor compreensão do tema.

PERÍCOPE
            Como já falamos na introdução os capítulos 8, 9, 10 e 11:01 de 1 Coríntios são comuns e constituem um único contexto, formando assim uma péricope tratando do mesmo assunto, porém nesta grande perícope ou unidade de sentido, existem outras sub-unidades de sentido, da qual analisaremos a perícope do capítulo 10:14-22 idolatria e culto aos demônios. Essa é nossa delimitação e onde ateremos nossa exegese. Em 10:13 Paulo termina o assunto sobre tentar a Cristo como os Israelitas tentaram no deserto e em 10:23 Paulo inicia falando da liberdade e  caridade cristã, assim nossa parícope fica bem delimitada em 10:14-22.
TEXTO
1Co-10:14-22[1]
14 Por isso, meus queridos, fugi da idolatria.
15 Eu vos falo como a pessoas sensatas:
Julgai vós mesmos o que digo. 16 A taça da bênção
Que abençoamos não é por ventura uma comunhão
Com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é
Uma comunhão com o corpo de Cristo? 17 Visto haver um só pão,
Todos nós somos um só corpo; porque todos participamos
Desse pão único. 18 Vede os filhos de Israel: os que comem as vítimas
Sacrificadas não estão por ventura em comunhão
Com o altar? 19 Que quero eu dizer? Que a carne sacrificada aos ídolos
Ou o ídolo tenham, em si mesmos, algum valor? 20 Não! Mas como os seus sacrifícios
São oferecidos aos demônios, e não a Deus, eu não quero que entreis
Em comunhão com os demônios. 21 Não podeis beber,
Ao mesmo tempo, uma taça do Senhor e uma taça
Dos demônios; não podeis participar, ao mesmo tempo,
Na mesa do Senhor e na dos demônios. 22 Ou acaso estaríamos querendo
Provocar o ciúme do Senhor? Somos nós porventura
Mais fortes do que ele?

TRADUÇÕES USADAS
PARA O DESENVOLVIMENTO
DO TRABALHO

TEB. (Tradução Ecumênica da Bíblia)
NVI. (Nova versão internacional)
ARC. (Almeida revista e corrigida)
NTI. (Novo testamento interlinear)

EXTRUTURA INTERNA
v.14-17: Ritual da refeição pascal Judaica.
v.18-20: Participação e comunhão.
v.21-22: A mesa e o cálice.

I. A CARNE SACRIFICADA: ASSUNTO ANTIGO, MAS CONTEMPORÂNEO

            No Antigo Testamento (Dt 32.16,17). Diversas passa­gens bíblicas relacionam o ídolo aos demônios, e o culto idólatra ao culto diabólico (Lv 17.7; 2 Cro 11.15). Os ídolos sempre foram laços para o povo de Israel. Ora, "o ídolo nada é", afirma a Bíblia (1 Co 8.4; 10.19; Sl 115.4-7; Is 44.9-­17). O culto idólatra dos israelitas não era oferecido aos ídolos, mas "aos diabos", como afirma Deuteronômio 32.17.
            O apóstolo adverte a igreja de Corinto para não se envolver com a idolatria, como o povo de Israel no deserto. Naqueles dias, os judeus desviados ofereceram sacrifícios aos demônios, prostituíram-se e comeram da carne sacrificada aos ídolos (1 Co 10.7,8). Para Paulo “O cristão também não deve participar de festividades e atos que cultuam os “santos”, os guias” e ídolos demoníacos. Assim como Daniel, deve o cren­te rejeitar irrevogavelmente o "manjar oferecido aos ídolos" (Dn 1.8,9).
            No Novo Testamento. Em Atos 15.29, a igreja, composta de judeus e gentios (Ef 2.14), é doutrinada a abster-se "das coisas sacrificadas aos ídolos". Essa importante ordenança não apenas confirma a proibição do Antigo Testamento, como também amplia o conceito na era da graça: seja para cumprir o mandamento (At 15.29) seja por motivo de consciência (1 Co 8.7-13), ou ainda para não melindrar o cristão imaturo (1 Co 8.9). Assim como participar da "mesa do Senhor" é um testemunho da nossa filiação, identificação e comunhão com Ele (1 Co 10.18), tomar parte de atividades, reuniões e procissões vinculadas a ídolos, ocultismo e espiritismo é identificar-se com o próprio Diabo (1 Co 10.20,21). A imagem adorada não é nada; ape­nas obra de pedra, de pau, gesso, cimento ou ouro (Sl 115.4-7), mas por detrás dela estão os demônios (ver Ap 9.20; 13.15).

II O DEMÔNIO NO ANTIGO TESTAMENTO
            O demoníaco na Bíblia sempre foi motivo de muitas discussões. Na academia, nos últimos trabalhos sobre esse assunto, é quase consenso entre os exegetas de que não há no Antigo Testamento uma demonologia propriamente dita, como ocorre no mundo do Oriente Próximo[2], enquanto que na literatura apocalíptica do judaísmo tardio, e nos Cristianismos das origens, ocorre uma proliferação de demônios e o mundo é visto como cheio de seres malignos, em uma estrutura bem esquematizada e organizada. Então, perguntar-se somente pelo pano de fundo veterotestamentário para essa visão de mundo não é suficiente, pois teremos poucas respostas.
            Não temos na Bíblia hebraica a presença de uma personificação do mal ou um termo para designar um demônio com autonomia, ou um líder de hostes malignas, ou muito menos uma visão dualista, onde esses seres são inimigos de Deus, ou desejam impedir seus planos e projetos. Concordo com Schiavo que “a figura independente do mal, é difícil de identificar no Antigo Testamento por ser fruto de uma grande mistura cultural, com influências da magia, da religiosidade popular, do ritualismo apotropáico oficial, do simbolismo poético”[3]. Em alguns textos da Bíblia hebraica, o bem e o mal estão ligados a Javé (Is 45,6-7; Jó 2,10; Am 3,6). Na teologia exclusivista do javismo, as ações de características demoníacas foram, com o tempo, atribuídas a Deus, ocorrendo em alguns textos o que podemos chamar de “assimilação mítica”, onde “ao adotar antigas tradições, geralmente pré-israelitas, a teologia oficial suprime os demônios das mesmas, transferindo os traços demoníacos a Javé”[4].
            Depois do contato cultural exílico e pós-exílico, ocorre um desenvolvimento da teologia israelita em relação ao mal, pois aparecem outras figuras geradoras de males, mas mesmo elas estão debaixo das ordens de Javé. Vemos esse desenvolvimento, por exemplo, em 2 Sm 24, 1 e 1 Cro 21,1, onde Davi, no primeiro, é pelo Senhor incitado a recensear o povo (ação que seria posteriormente desaprovada), enquanto no segundo Satã é acusado de tal tentação. Ao recontar a história, o cronista, para poupar Deus da culpa direta, pois neste momento o problema da teodicéia pós-exílica é resolvido com seres celestiais responsáveis pelas desgraças, sugere a invasão de um membro da corte divina na casa real para motivar Davi a pecar[5]. Ocorrem na Bíblia Hebraica expressões de seres animalescos e aterrorizantes, termos invocadores de imagens míticas de monstros marinhos, dragões, seres desérticos e divindades estrangeiras. Estes termos e imagens não são organizados como uma demonologia veterotestamentária, num escopo dualista, mas aparecem como seres do imaginário israelita em diálogo com as religiões circunvizinhas. A imagem dualista da existência e a possibilidade do surgimento de uma demonologia mais prolífera, menos tímida (como aparece no Antigo Testamento), estão ligadas às interações culturais exílica e pos-exílica, onde a religião de Israel moldou uma demonologia mais definida e rica. É digna de nota também a influência da tradução da Septuaginta (LXX), que traduziu como diabolos, carregado do conteúdo grego, expressões como Satan, mudando o teor demonológico da Bíblia hebraica[6]

EXEGESE
            10:14 – Por isso, meus queridos, fugi da idolatria - Paulo agora volta-se para abordar as questões (conf. 8:1) de Coríntios sobre o assunto de comer coisas sacrificadas aos ídolos. Ver também 9:1.
            A frase "portanto" introduz a conclusão do assunto discutido acima.
Pelo "amado" ou “querido” (cf. 10:1) Paulo apela com toda a ternura e interesse genuíno à sua espiritualidade, e assim adoça seu apelo. Porque é tão amado, que não querem nada que possa causar a destruição. O texto diz literalmente, "sempre vos fugi da idolatria" (imperativo presente). Está implícito que eles já estavam cometendo idolatria, mas na verdade não fazer qualquer coisa que poderia levar a um ato de idolatria, como Paulo está para explicá-la.
            Os israelitas no deserto fizeram participar de idolatria, e perderam suas vidas lá. Não atingiu seu objetivo: a terra prometida. Não entrar no descanso de Deus (Heb. 3:15-19). O amado irmão de Paulo em Corinto corre o mesmo risco, se não controlar a sua liberdade como para comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Paulo está explicando para comer essas coisas em atos de adoração de ídolos é idolatria, porque é adoração ao diabo. Sua liberdade não justifica em tais cultos.
            Este é o caso iremos obviamente a Atos. 15:29, "abster-se de coisas sacrificadas a ídolos". O cristão adora a Deus somente (Mt 4:10). A única reação sensata, contra a idolatria, é fugir. Compare (6:18) (1Tm-6:11) (2Tm-2:22).
            10:15 – Eu vos falo como a pessoas sensatas: julgai vós mesmos o que digo - Paulo apela para a inteligência normal, que teria os leitores de sua carta. Seu argumento seria aceito como válido e significativo, pois eles eram sábios. Paulo poderia facilmente julgar o certo do que eles diziam. Na realidade, envolve Paulo: "O que eu digo é inquestionável." O caso está em curso. Quem não sabe que a comunhão com os outros (neste caso, com seres invisíveis) dá-lhes alguma influência sobre a pessoa e identificados com eles? Esta é a premissa maior.
            O homem é responsável para julgar, utilizando a Deus deu poderes. Compare Atos. 17:11, Ef. 5:17. Ao fazer isso, a conclusão inevitável se torna sua própria convicção e não apenas uma questão de autoridade de outro.
            10:16 - O cálice de bênção que nós abençoamos - Por metonímia (nomear uma coisa com outro nome), Paulo dizendo "copo" refere-se à taça (o pote) que contém o fruto da videira (Mateus 26:29).
            É chamado de "o cálice de bênção", não por alguma graça especial é canalizado por um cálice, mas porque o Senhor abençoou quando ele instituiu a Ceia, e porque nós a tomá-lo, o bendito (11:25, Mt-26:27 , Mc-14:23, Lc-22:17), isto é, agradecer por isso, e assim o agrado reconhecê-lo. As duas expressões significam a mesma coisa e são usados ​​indistintamente. (Comp certeza Lc-9:16).. Abençoar significa dizer algo de bom sobre a coisa. Abençoa a taça para dar graças a Deus por isso, isto é, para os benefícios que traz o sangue de Cristo, louvando-o por Seu amor em Cristo para nós. Abençoa a taça, a taça não confere bênçãos (no sentido de sacramento).
            Não pode haver significado especial no fato de que Paulo aqui cita o cálice antes do pão, como em 11:23-25 ​​menciona o pão primeiro na ordem da consagração dos dois elementos em que Cristo instituiu a Ceia.
- Não é a comunhão do sangue de Cristo? - A palavra grega para "comunhão", koinonia, significa participação (ver. 17,21), comunicação, companheirismo. Paulo diz que este "cálice" é algo, é a comunhão com o sangue que Jesus derramou na Sua morte por nós. Faz-nos participantes dos benefícios desse sangue precioso (1Pe-1:19). Não admira que o ato de tomar o fruto da videira, a cada primeiro dia da semana anunciando a morte de Cristo (11:26).
            Os termos "comunhão do sangue" e "a comunhão do corpo" significam os benefícios que a participação na morte de Cristo na cruz traz ao homem. As doutrinas de Transubstanciação (a Igreja Católica Romana) e Consubstanciação (Igreja Luterana) são torcidas interpretações das escrituras. Paulo, depois de falar de dar graças pelo pão e o cálice, ele diz aos coríntios que eles comem o pão (não o corpo literal de Cristo) e o copo (não o sangue literal de Cristo). Ver 11:26,28. Cristo ainda estava em seu corpo quando ele disse: "Tomai e comei: este é o meu corpo" (Mt 26:26). Ceia do Senhor é uma comemoração (11:24). Quando comidos, o cristão traz à mente a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo.
- O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? - O pão que partimos "Ceia do Senhor" (11:20), para participar na "mesa do Senhor" (10, 21), o pão asmo que Jesus usou quando Ele instituiu a Ceia (Mateus 26: 17-26).
            O organismo referido aqui não é a igreja (Ef 1:22,23), mas o corpo físico que foi crucificado. Comer o pão da Ceia do Senhor é ser participante da morte de Cristo, identificando os participantes com sua morte, os benefícios espirituais de aceitá-lo. Note-se que Diz Paulo que "bem-aventura, quebrado", ou seja, a Igreja reunida, e apenas alguns clérigos pouco não chamadas.
            O ato de "quebrar" (literalmente) o pão é só para a distribuição. Ele simboliza um ato durante a crucificação de Cristo.
            Ao tomar a Ceia do Senhor, os cristãos se identificam com o crucificado e totalmente dedicado a ele para a salvação. Tal é o significado do ato. Este é também significou para comer em adoração de ídolos, ou seja, a pessoa se dedica ao que ele acredita ser a vontade do deus pagão. Assim, o Cristão tem que fugir da idolatria.
            10:17 – Visto haver um só pão, todos nós somos um só corpo, porque todos participamos desse pão único – O que foi dito neste versículo confirma o que foi dito no primeiro. Note a palavra "comunhão" aqui, e "participar" aqui (e abaixo).
            O pão da Ceia do Senhor é um e para todos os cristãos em toda parte (há muitas) dar graças por ele e comê-lo (a mesma panela, não há outro que foi instituída pelo Senhor), de assim, aparecem como um corpo espiritual, unidos na sua identificação com a morte de Cristo e da sua parte dos benefícios de que a morte. O que torna os cristãos em um só corpo é o ato comum, eles comem pão e bebem do cálice da Ceia do Senhor. Que unem todos eles na mesma comunhão, ou corpo espiritual (a igreja, Ef. 5:23, Cl 1:18).
            Da mesma forma, participando de um almoço oferecido em adoração de ídolos torna uma pessoa está envolvida no corpo de idolatria. Todos os Coríntios podiam ver a lógica desta verdade tão clara. Agora, uma pessoa pode participar da morte de Cristo e da idolatria, ao mesmo tempo?
            O pão da Ceia do Senhor não é exclusivo apenas pão qualquer. É pão ásmo (Mateus 26:17-26). Ao entrar nestes cristãos e participar deste pão para identificar-se com a pureza da vida que o sangue de Cristo trouxe. (Considere Atos. 22:16, Ef. 05:26, Heb. 10:22, Tito 3:5).
            Por "um pão", Paulo não se refere a um pedaço de pão (para uso na congregação local), para Paulo a escrever este estava em Éfeso e diz: "participamos do mesmo pão".
            10:18 - Vede os filhos de Israel: os que comem as vítimas sacrificadas não estão por ventura em comunhão com o altar? - Esta é outra ilustração das instalações principais, a saber, que a comunhão com outros os identifica.
            Filhos de Israel, ou "Israel segundo a carne" foram os descendentes de Abraão na carne, que viveu sob a lei de Moisés. (A igreja de Cristo é o Israel espiritual, Rom. 2:28,29, 9:06, Gal. 3:7,29, 6:16, Phil. 3:3). Compare Gal. 04:29.
            Que fez o sacrifício e o sacerdote que ofereceu um holocausto sobre o altar, os dois comiam coisas sacrificadas, e assim dividiu o altar do sacrifício a Deus. Compare Dt-12:5-7,11-14; Lv-7, 1 Sam. 2:12-17.
            A participação é comunhão e comunhão identifica e se relaciona. Paulo diz que os judeus eram "participantes do altar", o que implica que a comunhão com Deus era através deste ato específico de adoração no altar. Os coríntios podiam ver o ponto: comer carne oferecida aos ídolos em um ato de adoração é ter comunhão com os "deuses" representada por eles era idolatria.
            10:19 - Que quero eu dizer? Que a carne sacrificada aos ídolos Ou o ídolo tenham, em si mesmos, algum valor? - Paulo antecipa uma possível objeção de que ele se contradiz, pois em 8:4,5 disse que, na realidade (Deus por trás) ídolo não tem existência.
            As respostas envolvidas em ambas as perguntas é "não". Paulo não admitir a existência de deuses pagãos, nem o sacrifício de certos alimentos em coisa ruim, mas não importa idolatria. Sua explicação está em ver. 20.
            10:20 - Não! Mas como os seus sacrifícios São oferecidos aos demônios, e não a Deus - Paulo começa este versículo com a conjunção adversativa, ali, “ao contrário (Mod, LA, HA), ou Não, mas, não, mas, não, "(SL, PB, NVI). "Eu não digo isso, mas essa outra coisa."
            Sacrificada aos ídolos se ela é realmente (embora não a intenção dos idólatras) um sacrifício aos demônios e não a Deus. Que não poderia ser negado! Sim, existem demônios, espíritos malignos não existem! Eles são agentes de Satanás, que instituiu a idolatria para trazer os homens para a sua adoração de Deus e trazê-los ao culto dos demônios. Ver Dt-32:17, Mt-12:24-29, Ef-6:12; 1:21, 2:02, 3:10, Jo-12:31, At-16:16-18, 19:13-17, 26:18, Cl-1:13, 1Tm-04:01, 01:34.
            Os pagãos nos dias de Paulo não sabiam o verdadeiro Deus (Atos 17:23). Eles acreditavam em demônios ou espíritos criados, inferior ao Deus desconhecido (At 14:11-18), algumas boas e outras ruins. Eles procuraram apaziguar o mal por meio do sacrifício. Expressou sua ignorância da idolatria (Romanos 1:18-23, Atos. 14:15, 17:23, Jo. 04:22, 1 Ts. 1:9). Mas no Novo Testamento, os demônios são espíritos malignos, os anjos de Satanás (2 Coríntios. 11:15).
- Eu não quero que vocês sejam parceiros com os demônios - Participar na adoração de ídolos é participar indiretamente com os próprios demônios, porque por trás da adoração de ídolos é a realidade dos demônios e Satanás, o homem que inspirou idolatria. Embora a intenção não seja cultos a demônios, como são o efeito e significado, os ídolos adorados.
            Isto prova que a pessoa pode estar em pecado, sem ter intenção de entrar no que é pecaminoso. Os coríntios participando no culto dos ídolos, tinha comunhão com os demônios sem saber. Sua ignorância vai pedir desculpas? É pecado, sabendo apenas o que é feito com a intenção de pecado? Claro que não! Satanás escurece a mente dos homens (Col. 1:13, Ef. 4:18, Ef. 6:12, Rom. 01:21, 11:10, 1 Jo. 2:11).
            10:21 - Não podeis beber, ao mesmo tempo, uma taça do Senhor e uma taça dos demônios; não podeis participar, ao mesmo tempo, na mesa do Senhor e na dos demônios - Quanto ao "beber" verbo, o texto grego usa o infinitivo beber = sendo continuamente presentes e participantes, é ação habitual. É moralmente impossível estar em comunhão com o Senhor Jesus Cristo e os demônios de Satanás de uma vez! Pela simples razão de que Deus e Satanás são dois grandes inimigos (Ap 17:13,14). Jesus disse a mesma coisa em Mt-6:24;12:30 (Não há neutralidade). Veja 2 Coríntios. 06:14 - 07:01. O cristão é Cristo (3:23), e não como Satanás antes de sua conversão (Rm 6:16-18). Embora, naturalmente, você pode tentar servir a dois senhores resultado oposto é impossível de alcançar.
            As duas frases, "beber o cálice" e "participar da mesa", declara a mesma verdade. O presente usual para "propor um brinde" ou "bebida de saúde" de alguns, tem suas raízes na prática pagã de fazer uma libação de vinho para a honra de um ídolo, às vezes seguido de uma oração a Deus, e depois o vinho era tomado pelos adoradores. O cristão zomba de Deus iria "beber o cálice dos demônios" durante a semana, e depois "beber o cálice do Senhor no domingo na assembléia da igreja, ou durante a semana para comer a carne trazida do altar do ídolo para o banquete domingo e depois comer a Ceia do Senhor Lembre-se Deus não se zomba (Gálatas 6:7).
            10:22 - Ou acaso estaríamos querendo Provocar o ciúme do Senhor? - O marido se irrita com ciúme quando sua esposa se junta com o outro. No Antigo Testamento foi usada esta figura no caso de Israel, quando se pratica a idolatria, isto é, quando ele participou de atos de adoração de falsos deuses, dando aos outros a lealdade que devia ao seu marido, Javé Deus. Ver Dt-32:21. Deus é zeloso (Êxodo 20:5, 34:11-17).- Somos nós mais fortes do que ele? Provocado ciúme, Deus vai punir. Agora, o que o homem pensa que Deus Ser mas forte para evitar qualquer punição dele? Se não, então deve o cristão a não incitar à emulação. Os coríntios estavam em este risco em matéria de comer coisas sacrificadas aos ídolos nos momentos de adoração.

CONCLUSÃO
            A Bíblia proíbe o cristão de participar da mesa do Senhor e do cálice dos demônios (l Co 10.20,21). Tal duplicidade religiosa leva o seu praticante ao pecado, à mentira, à falsidade, à idolatria, pois não há qualquer associação entre luz e trevas, verdade e mentira, entre o Senhor e Satanás. Não há meio termo na fé cristã e na doutrina (Mt 5.3 7; 6.24; Sl 119.113). Não existe verdade no erro, e nem erro na verdade, porque ambos se anulam mutuamente. Assim também, não há nada de sagrado no profano e no profano não há nada de sagrado.


[1] Tradução Ecumênica da Bíblia, Loyola, São Paulo, 1994.

[2] Ver: SCHIAVO, Luigi. 2000 Demônios em Decápole. Exegese, história, conflito e interpretação de Mc 5,1-20. Dissertação (mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Metodista de São Paulo, 1999.
[3] SCHIAVO, Luigi. 2000 Demônios em Decápole... p. 133.
[4] KILPP, Nelson. Os poderes demoníacos no Antigo Testamento... p. 25. Kilpp
[5] PAGELS, Elaine. As Origens de Satanás... p. 70.
[6] Cf. LUTHER, Link. O Diabo: a máscara sem rosto. São Paulo, Companhia das Letras, 1988.


3 comentários:

  1. Quanto a esta besteira que vcs protestantes usam contra os católicos para os desviar da verdadeira igreja, sobre o uso de imagens, estas já eram empregadas desde o Antigo Testamento, como nos mostra a Bíblia (cf. Ex 25, 17-20; 1Rs 6, 23-30; 7, 23-28s; Nm 21, 2-9; Sb 16, 5-7), logo conclui-se que a proibição não destinava-se a qualquer imagem e sim somente as imagens de homem, de mulher ou de animais que representavam Deuses pagãos (os ídolos), o que era comum por exemplo nas religiões politeístas antigas, que com exceção do povo Hebreu (povo de Israel), “O Povo eleito”, o único povo monoteísta desta época, todos os outros povos eram politeístas pagãos, como por exemplo o povo egípcio ou grego.
    Vejamos que para constituir Idolatria é necessário que haja uma destas duas condições:
    • Que a imagem da qual nos prostramos diante dela seja considerada um Deus;
    • Que a colocamos acima de Deus ou no lugar de Deus.
    Vejam o significado de Idolatria segundo Dicionário Aurélio:
    s.f. Adoração de ídolos.
    Agora vejam o significado de Ídolo segundo Dicionário Aurélio:
    s.m. Figura, estátua que representa uma divindade que se adora.
    Pois do contrário baseando-se nas doutrinas protestantes Deus seria controverso, ora manda fazer imagens, ora proíbe, claro que não, porque adoração é prostrar-se diante da imagem de um falso Deus e adorá-lo, isso sim é idolatria, aliás tudo que se coloca acima de Deus é idolatria e as imagens dos Santos em hipótese nenhuma são consideradas Deuses por nós, nem tão pouco colocamos os Santos acima ou no lugar de Deus ou amamos mais que a Deus, mas são canal de graça (intercessores) para com Deus.
    E isso é o que vocês fazem, mentem descaradamente caluniando a Igreja de Cristo, e articulando, utilizam citações bíblicas isoladas em que Deus proíbe a confecção e o uso de Imagens, que nestes casos referia-se realmente a Idolatria e assim abominação desprezível diante de Deus, mas nunca citam os versículos em que Deus mandou fazê-las, pois estariam apontando seus erros doutrinários quando proíbem qualquer imagem.

    ResponderExcluir
  2. Vcs não passam de frutos da Divisão do Século XVI plantada pelo diabo no coração e na mente perturbada de Lutero, que saíram e negaram a Santa Madre Igreja Católica a única do primeiro século, que tem como verdadeiro pastor São Pedro, pois a garantia de autenticidade que uma confissão cristã deve oferecer é o seu entroncamento com Cristo, por intermédio dos apóstolos e seus sucessores: é o caráter "apostólico da Igreja” que somente a Igreja Católica possui. Podem os protestantes por acaso oferecerem testemunhos sólidos desta herança apostólica dos primeiros séculos? LÓGICO QUE NÃO. A verdade de Deus incomoda!
    Se a Obra provém de homens como Lutero, Calvino e outros..., e portanto edificadas sobre a areia, por si só serão destruídas, e quem se dispõe contra a Obra do Senhor, A igreja Católica Apostólica Romana edificada sobre a rocha, se dispõe contra o Próprio Deus, Vejam: (Atos 5,38-39) Agora, pois, eu vos aconselho: não vos metais com estes homens. Deixai-os! Se o seu projeto ou a sua obra provém de homens, por si mesma se destruirá; mas se provier de Deus, não podereis desfazê-la. Vós vos arriscaríeis a entrar em luta contra o próprio Deus. Aceitaram o seu conselho.
    E se vocês não sabem diabo do grego significa divisão (διαβολος [diabolos] (Adjetivo). Caluniador, Acusador, Adversário, O Divisor: Diabo.), e o que parece o encardido está frequentemente a agir no meio protestante, pois basta um pastor não concordar com outro, e já forma sua própria doutrina particular, isso é igreja ou vontade do encardido em dividir? "Toda casa dividida contra si mesmo não pode subsistir." (Mt 12, 25).
    Os desgarrados se postaram contra o pedido de unidade do próprio Cristo. Bem como contra a recomendação de Paulo aos efésios: Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. (Ef. 4, 5)
    Aliás idólatras são todos que se rebelaram contra Deus e sua Igreja: (1 Sm 15, 23 "Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria."), como nos fala a própria Bíblia.

    Não se esqueçam que a Igreja Católica é alicerçada em Cristo e edificada por Cristo em Pedro, ou seja no amor e na fé.
    Cuidado a todos os Católicos mal informados!
    “Um católico ignorante é um futuro protestante”

    ResponderExcluir
  3. E não venham com o argumento furado e a mesma ladainha de sempre que Jesus é o único mediador, porque esta passagem bíblica quer nos mostrar que Jesus é o nosso único mediador (intercessor) no sentido de único redentor absoluto (cf. Tm 2, 5-6), aquele que se entregou em favor de nossos pecados (cf. Is 53, 12), porque, sendo Deus, ele teve méritos infinitos, e sendo homem, assumiu nossas culpas e morreu por nós, apagando a culpa original.

    Já falava Orígenes em sua obra em 178 DC, "a Igreja é a cidade de Deus sobre a Terra e fora dela não há salvação": “Extra hanc domum, id est Ecclesiam, nemo salvatur”. Para Orígenes, não pode haver fé fora da Igreja; a fé dos hereges não é uma fé verdadeira, mas uma “credulitas arbitraria” (=crença arbitrária).

    “Não acrediteis que os bons podem deixar a Igreja, não é o trigo que o vento carrega. O furacão não arranca as árvores que tem sólidas raízes, ao contrário são as palhas vazias que a tormenta agita.
    São as árvores vacilantes que a força do turbilhão abate, contra estes o apóstolo João manifesta a sua repulsa dizendo: Saíram do nosso meio mas não eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco” (I João 2,19) (São Cipriano de Cartago 258 d.C)

    ResponderExcluir