quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Espírito Santo


INTRODUÇÃO
           
            Escolhi este tema para minha análise por ser de extrema relevância para nossos dias, pois o Deus Espírito Santo tem sido mal entendido, mal interpretado e mal pregado. Há um conceito teológico que define Deus assim: Deus Pai, Deus Filho, Deus (Nós) Espírito Santo. Más quem é de fato este Deus Espírito santo? Será que o agir Dele em nós e a manifestação dos dons como se têm pregado? Claro que não tenho a pretensão de ter as respostas para estas perguntas tão complexas, pois se eu souber quem de fato é o Espírito Santo jamais ele poderá ser Deus.
            Venho através de este breve comentário trazer um pouco de luz sobre esta questão, para isso irei compartilhar das idéias e pensamentos do meu professor de Teologia Bíblica Eliel Batista, idéias e pensamentos estes que também compartilho. Para este trabalho usarei um texto que foi dado em sala de aula pelo mestre citado.
            Espírito Santo é o termo usado para traduzir o termo hebraico Ruach HaKodesh, utilizado na Bíblia hebraica (Velho Testamento) para se referir à presença de Deus na forma experimentada por um ser humano. A maioria dos cristãos considera o Espírito Santo como o próprio Deus, parte da Santíssima Trindade. Entre os cristãos, o Espírito Santo também é chamado de "Paráclito" (ou Paracleto), como em João 14:26[1]
            A palavra hebraica presente na Bíblia para espírito é Ruach, que significa vento fôlego, inspiração; o substantivo é, gramaticalmente, feminino. No Cântico dos Cânticos, o mais antigo hinário cristão, o Espírito Santo é, gramaticalmente, feminino. A palavra grega para espírito, pneuma, não tem gênero gramatical. O Espírito Santo é traduzido para o masculino apenas em línguas como o Latim e o Inglês.



 ESPÍRITO SANTO

            Deus se manifesta ao mundo através de pistas, e através destas pistas entendemos como se dá essa manifestação.
            Deus é UNO, ou seja, unicidade ele é uno em sua essência, (Deus é) não podemos separar Deus de seu poder. Sua revelação (EMANUEL) Deus conosco. Ele se revela em forma humana, isso mostra que Deus não é ausente do mundo, esse mundo é mundo de Deus, neste mundo que é o mundo de Deus, como é que ele se manifesta? O Espírito Santo é o veículo que manifesta Deus ao mundo. O Espírito Santo é a experiência de Deus, ou seja, é a forma de experimentarmos Deus. É através do Espírito Santo agindo em sua vida que o ser humano percebe que é carente do amor de Deus.
            O Espírito Santo procede do pai, recebe do filho, comunica a nós, nisto Deus é revelado a nós para vivermos com ele e para ele, o espírito revela a face do pai no filho daí o espírito nos toma para sermos um com ele. Por isso o (Deus nós). Experiência com Deus através do Espírito Santo nos leva a agir como Jesus. O poder do Espírito Santo nos faz recusar o poder terreno, poder este que Cristo recusou como recusou no deserto, ou seja, é a KENOSIS (esvaziamento) que é a recusa dos poderes divinos.
            Dons do Espírito Santo, segundo a Bíblia, são atributos proporcionados sobrenaturalmente aos cristãos pelo Espírito Santo. Segundo o texto bíblico da 1ª carta de Paulo aos Coríntios, são citados nove diferentes dons possíveis de serem alcançados pelo cristão. Estes dons são postos em prática em comunidades cristãs, independentemente de sua razão confessional. Foram bastante importantes na igreja cristã primitiva para a evangelização do mundo então conhecido. Atualmente, verifica-se a utilização de tais dons na renovação carismática, movimento que tem seu esteio na Igreja Católica Apostólica Romana, nas igrejas protestantes pentecostais e neopentecostais. É uma expressão estudada na teologia cristã. Segundo o autor da Primeira Epístola aos Coríntios, seria doado para o que fosse útil (12:7), e repartido a cada um segundo a vontade do Espírito Santo (12:11); existindo diferentes tipos de dons: A enumeração dos dons é proferida, ainda que incompletamente, na Primeira Epístola aos Coríntios, no capítulo 12, sendo eles: Palavra da sabedoria; Palavra do conhecimento; Fé; Dons de curar; Operação de maravilhas; Profecia; Discernimento de espíritos; Variedade de línguas; Interpretação de línguas. Faremos um simples gráfico para analisar a ação do Espírito Santo, para isso decorreremos a própria Bíblia.

Em Genesis                O Espírito é Criador (Atuante);

Em sabedoria             em todas as coisas renova a terra, (Permeia);

Nos Proféticos           Renova o coração, leva a promoção da justiça;

Novo Testamento       liberta o homem (ser humano).
           
 Dia de Pentecostes, neste dia o dom do Espírito Santo permitiu a todos os apóstolos falarem em outras línguas (idiomas), sendo entendidos por pessoas de diferentes países. A primeira referência do derramamento do Espírito sobre a igreja está em Atos (2:1-4), o apóstolo Pedro ao vivenciar esta experiência, interpreta o que está no livro do profeta Joel (2:28-29).


Toda a carne:  Filhos e filhas.           Não tem escolha de gênero.

                       
 Jovens e velhos.         Não tem faixa etária.         

                        
Servos e servas.         Não tem condição social.
           Povos = Etnia.
            No Novo Testamento O Espírito Santo é frequentemente simbolizado pelo sinal de uma pomba, baseado no relato do Espírito Santo a descer sobre Jesus Cristo, após este ter sido batizado no rio Jordão, embora o texto bíblico não diga que foi em forma de pomba, e sim como uma pomba, numa comparação. O livro de Atos descreve o Espírito Santo a descer sobre os Apóstolos durante o Pentecostes na forma de um vento e línguas de fogo, que repousavam sobre a cabeça dos Apóstolos. Baseado nesta imagem, o Espírito Santo é frequentemente simbolizado por uma chama.
            No Evangelho de João, no Novo Testamento, a ênfase é colocada, não no que o Espírito Santo fez por Jesus, mas no fato de Jesus ter dado o Espírito aos seus discípulos. No Cristianismo tradicional, o qual foi o mais influente para o desenvolvimento posterior da doutrina da Trindade, Jesus é visto como o cordeiro sacrificial, e como vindo aos homens para conceder o Espírito de Deus à humanidade.
            Embora a linguagem utilizada ao descrever Jesus a receber o Espírito Santo no Evangelho de João seja um paralelo dos relatos nos outros Evangelhos, João relata este episódio com o objetivo de mostrar que Jesus tinha uma especial posse do Espírito para que o pudesse conceder aos seus seguidores, unindo-os a Si mesmo, e em Si mesmo unindo-os também com o Pai.

CONCLUSÃO
            O Espírito Santo manifestará para conosco os mesmos efeitos que Deus, de Quem somos imagem. Numerosos, quase inumeráveis, são os homens, as mulheres, as crianças, distintos uns dos outros, infinitamente diferentes por nascimento, traços, nacionalidade e língua, gênero de vida e idade, aptidões, costumes, hábitos, conhecimento, fortuna, caráter e relações. Mas todos nascem deste Espírito (Jo-3:5) e, pela sua obra, todos renascem para uma vida nova, recriados pelo Espírito Santo.
            A todos, O Espírito Santo deu uma só forma, um só nome divino: ser de Cristo e ter o Seu nome. Ela dá também a todos uma maneira de ser única, que não permite distinguir as numerosas diferenças que existem entre eles. É por eles, seus membros, que absolutamente ninguém fica separado da comunidade, uma vez que todos convergem uns para os outros, todos estão ligados pela ação do poder indivisível da graça e da fé. Está escrito que todos têm um só coração e uma só alma (At 4,32); ser um só Corpo formado por membros tão diversos é realmente digno do próprio Cristo, que é a nossa verdadeira Cabeça (cf. Cl 1,18). O apóstolo Paulo diz: N’Ele não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem e mulher, porque todos sois um só em Cristo Jesus (Gl 3,28). É assim, pois, que o homem (humanidade) é feita à imagem de Deus, uma vez que realiza entre a humanidade a mesma união que Deus realiza entre eles, (cristãos).
            Este é o foco principal de Jesus João (17:21-22) “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam, em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um”.


[1] "Paraclete" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês) uma publicação agora em domínio público.